c Trambolhão: C de Campeão

domingo, novembro 27, 2005

C de Campeão

Letra C. De Consumo, Compras, Controlo ou Descontrolo, Centros Comerciais, Campeão de Vendas, Cacau (expressão vulgar para dinheiro), Christmas, Cow (do presépio), Cânticos de Natal, tudo sinónimos relativos a uma época. E qual será ela? Penso que já adivinharam, é o nosso querido Natal. Inclui expressões tão famosas quanto "Estou à espera que venha um Perú tocar à minha porta" e " Gosto tanto de ti que este ano levas mais um par de meias da loja dos 300" e "Felizmente que os putos já não acreditam no Pai Natal senão teria de me mascarar de novo e enfiar a barba de algodão postiço", ou "Vamos lá visitar a tia barbuda que dá beijinhos que picam"....
Para mim a parte mais deliciosa desta altura do ano é exactamente o período anterior, ou seja, o mês de Dezembro até ao dia 24. Perder tempo a vaguear em ruas iluminadas com lâmpadas coloridas e vibrantes, cheias de pessoasinhas a correr dum lado para o outro com ares muito responsáveis e atarefados, carregadas de sacos que se amarrotam e fazem barulho, com gorros e luvas a fingir que está muito frio e que temos um Natal com muita neve, como em Nova York. Sim, porque Natal tem de estar associado ao frio, jamais me apanharão no rio de Janeiro em plena prainha de bikini e caipirinha...Só se me oferecerem a viagem e insistirem um bocadinho:)
Por outro lado, penso que isto se trata tudo duma grande teoria da conspiração do Marketing. Eles preparam a nossa cabecinha, enchem-nos de lenga-lengas fáceis, do género "Brinquedos, brinquedos, eles são a nossa maior alegria", disparam cassetes contadinhas aos milímetros para quando entrarmos nas lojas, ser só despejar o conteúdo...Escolher, experimentar, hesitar, pedir opinião, comprar. Mas nunca, ou quase nunca sair do centro comercial sem uma prenda, um projecto de prenda ou um casaco preto extra suplente.
De facto, nem sei mais qual é o verdadeiro objectivo do Natal. Celebrar o nascimento de Cristo? Mas será que realmente alguém pensa nisso enquanto devora o Perú, as rabanadas e o bacalhau? Eu penso mais que de facto é bom ter uma família e não estar sozinha...

1 Comments:

At 10:52 da manhã, novembro 30, 2005, Blogger pedro said...

C de campeão, B de Benfica, G de Glorioso.

Viva o Benfica, viva a Leopoldina do 'Mundo Encantado dos brinquedos onde há reis, princesas, dragões', e viva a Inês e todas as famílias do mundo, porque o Natal é delas (e nosso também).

 

Enviar um comentário

<< Home