c Trambolhão: Hoje

quarta-feira, janeiro 18, 2006

Hoje

Hoje vi um documentário sobre o furacão Kathrina. Sei que já passou, mas fiquei impressionada à mesma. Foi no programa da Oprah, enfim, eu gosto dela, perdoem-me os mais criticos,mas acho que ela está lá. E a bendita apareceu no meio do pedestal humano e mostrou o estádio onde as pessoas dormiam e foram violadas e perderam a razão. Eu não sei, às vezes penso mesmo que a natureza humana é definitivamente animal, está lá arrumada na caixinha com a label de animal racional. Não concordo, animal sim, mas enfiada em convenções, fatos como vos digo, escritórios e segurança. Quando se perde essa tal segurança, a racionalidade escoa-se pelo cano abaixo e aparece a violência, a agressão, o desrespeito e o desespero. Porque essas pessoas não tiveram culpa, foi a natureza, mas transformaram-se em animais, porque foram abandonadas do mundo civilizado que lhes negou a mão e não as puxou cá para cima. E aí descambou a tal segurança, eu nem consigo imaginar como foi, porque as filmagens mostraram o estádio enorme às escuras, agora deserto, mas com os escombros dos milhares que lá se perderam sem saber o que se passava com a mãe, o pai, ou os irmãos, os filhos, deve ter sido o horror. A própria Oprah chorava inconsolada, e repetia ao marechal que era uma mulher forte e que queria entrar. Os homens diziam, não vais conseguir entrar, é demasiado para ti. Qual quê, a Oprah é forte, porque as mulheres não se deixam derrubar nunca. E entrou e por pouco não ia vomitando com o cheiro e eu pensei, eu já teria desmaiado.
Hoje vi também uma cantora a dizer na televisão: " os problemas humanos, à parte dos fenómenos naturais e da morte, são todos criados pela própria raça humana" ...E esta hein?

3 Comments:

At 10:53 da manhã, janeiro 19, 2006, Blogger pedro said...

Este teu texto fez-me pensar no dos últimos filmes que vi, o Máquina Zero, JarHead no original.

Como pode o Homem descer tão baixo... No filme até se lutava para ter o privilégio de matar, como se fosse essa a coroa de glória de uma vida.

Tira-se o label, como tu dizias, e nada fica.

 
At 10:37 da manhã, janeiro 20, 2006, Anonymous Anónimo said...

O problema da nossa natureza é insoluvel : herois e porcos

 
At 1:35 da tarde, janeiro 22, 2006, Blogger Andrea said...

São os homens que criam os próprios problemas dos homens.
E esses os mesmo que vão destruindo este mundo aos poucos.
Resta-nos tentar viver da melhor maneira e pelo máximo tempo possível.
Eu também costumo ver a Oprah;)!
Bjos!
A.

 

Enviar um comentário

<< Home