c Trambolhão: Vou ter de dizer...

terça-feira, janeiro 24, 2006

Vou ter de dizer...

Adeus...Pois é, vou mudar de país. Saltar do 9º andar e dar um passo um bocadinho maior do que o costume, já não vou só ali à casa da vizinha, vou até à casa mas duma vizinha alemã. Vou pôr o chapéu do Indiana Jones, enrolar-me no chicote dele e preparar-me para o frio tórrido que inunda este outro país. Escutem, porque só o direi uma vez e isto é para todos, não excluo ninguém: VOU TER MUITAS SAUDADEs, aliás já as tenho, isto de ser português é mesmo assim, viver a vida com nostalgia e muitas saudades, do passado, do presente, até do futuro eu me arrisco a dizer que evocamos esse sentimento. Saudades dos pastéis de nata canelados, do rio turvo trespassado pela ponte vermelha, da luz quente das ruas de Lisboa, do meu querido Bairro Alto, do metro escuro da linha verde e do céu azul, azul, azul (tenho uma amiga alemã que diz mesmo que o nosso céu é muito azul e que na Alemanha não é assim, a ver vamos) e sobretudo da família, amigos, conhecidos, até do Sr. que me atende na bomba de gasolina... Por isso, terei de preencher estas lacunas com imagens doutro país e com a presença de estranhos que preciso que se tornem próximos. Mas reconheço, os originais portugueses não serão substituídos, foi com eles que aprendi as leis básicas da vida e assim será. Mas penso que vai ser bom, quero que seja, apesar de seis meses me parecer quase uma vida, porque quando eu penso em como era a minha vida há seis meses, não tinha muito a ver com o que se assemelha hoje diariamente. E quero ir. Soltar amarras tem destas coisas, podemos ficar a boiar à superficie sem destino, mas não, eu quero tentar chegar ao outro lado, ver como é a outra margem e regressar com forças, sem me faltar o fôlego. Quero ver em como se distinguem as cores do quadro do pintor ali do lado, das minhas que me preenchem desde há 24 anos. E vou continuar a escrever sempre no meu BLOG, para terem notícias do meu diário luso-alemão, com fotos e tudo! Meee aguardem:) Ah, e se alguém quizer dar um saltinho ali a Estugarda será sempre recebido de braços abertos e com muitos sorrisos pela comitiva portuguesa que se encontra lá hospedada!

14 Comments:

At 3:04 da tarde, janeiro 24, 2006, Anonymous Anónimo said...

Boa sorte

 
At 3:26 da tarde, janeiro 24, 2006, Blogger pedro said...

Nunca digas Adeus, diz antes Até já ;-)

Vai ser duro não te ter cá, vou sentir muito a tua falta, mas fico muito feliz por teres oportunidade e sei que vais fazer um brilharete na tua vida em Estugarda. Cá estarei, sempre, aqui e lá, para te apoiar.

Beijos grandes

 
At 6:34 da tarde, janeiro 24, 2006, Blogger Mendonça said...

Bem, as saudades serão inevitáveis, não só tuas mas também minhas... apesar de sempre termos tido um rio entre nós, vai ser esquisito saber que, para te ver, as chaves do carro ou o Lx Viva já não vão ser suficientes. Enfim, lá terei de apanhar o avião um dia para festejar os teus anos e me mostrares o céu alemão, que nessa altura deve ser azul, amarelo, vermelho, verde, branco, e de todas as cores que pintarem as camisolas dos adeptos do desporto-rei. Mas enquanto ainda cá estás, vou aproveitar a tua companhia à beira-rio e comer uma daquelas pizzas que sabem bem em qualquer parte do mundo! E oferecer-te um aconchego para os meses que vais estar ao frio (não, não é um cobertor!). Beijinhos e até já... e parabéns pela tua coragem, porque não é qualquer um que faz aquilo que estás prestes a fazer. You are the Special One :)*

 
At 4:23 da manhã, janeiro 25, 2006, Blogger emot said...

Considera esta uma experiência única na tua vida. Aproveita-a bem. Tenho pena que te vás, mesmo por uns meses, mas é uma boa oportunidade. Assim tenho uma desculpa para poder ir a Estugarda ;).
Beijocas, força nisso. Espirito aberto, hein.

 
At 5:24 da tarde, janeiro 25, 2006, Blogger Andrea said...

Eu desejo-te a melhor sorte do mundo!
E principalmente que tires o melhor partido desta experiência, que espero que seja muito boa.
Eu fico por cá, mas espero acompnhar tudo pelo teu blog:)!
Bjos
A.

 
At 12:34 da manhã, janeiro 26, 2006, Anonymous Anónimo said...

Não é adeus...é mais até logo! Acredita que tudo o que se passa por aqui estará igual quando voltares, e que os pastéis de nata, o rio turvo e o fabuloso bairro alto te saberão muito melhor após esta experiência (e quem sabe mais alguma que se siga?). Verás no entanto um pouco mais do que a generalidade das pessoas, porque passas a ter um termo de real de comparação e de distinção entre culturas...voltarás diferente...para melhor certamente. Passarás por experiências que às vezes podem-te parecer banais na altura em que as vives, mas que ficarão para sempre nas tuas memórias e que ficarão a fazer parte do teu pensamento, melhorando (ainda mais) a tua já apurada capacidade de análise dos fenómenos do quotidiano. A primeira vez parece realmente que é um salto do 9ºandar...mas na realidade estás a sair de “fininho pela porta de trás” depois de descer as escadas de serviço sem que ninguém te veja, e vais voltar muito mais confiante pela porta da frente...subindo de elevador de alta velocidade com vidros de modo a que possas admirar melhor a paisagem. São experiências únicas que te alteram totalmente, e que não devemos deixar escapar...é como que o apuramento final da comida dado pela “avó”...é sempre diferente! É isso que este tipo de experiências faz em nós. Acredita em mim, que como sabes, relativamente a estas coisas eu sei o que digo... ;)
Quanto à Alemanha...é já ali ao lado!! E fica a caminho da Austrália...por isso...até já!

Beijinhos

 
At 1:26 da manhã, janeiro 30, 2006, Blogger anDrEIA said...

Nês, pois é linda vais partir naquelaaa estradaaa... Desejo-te toda a sorte do mundo nesta aventura alemã e espero que tires o melhor proveito dela =) Só te digo que a Alemanha n vai ser a mm depois da tua passagem por lá ;) Vou ter saudades das nossas saídas :( quem sabe n apareço por Stuggart ;) fica bem *baci* e muita forçaaaa YOU CAN DO IT!

 
At 3:36 da tarde, janeiro 31, 2006, Anonymous Anónimo said...

n sei se ja foram...mas se nao, boa sorte!!!
divirtam-se muito! :)
Q tal o jantar???

bjs

 
At 8:59 da tarde, janeiro 31, 2006, Blogger Inês said...

Olá naulila! ainda nao, so amanhã é que partimos, ainda n acabei de fazer a mala. o jantar acabei por não ir:( acho q foram poucas pessoas. e tu, estás boa? como vai o trabalho?

bjs

 
At 9:20 da manhã, fevereiro 01, 2006, Anonymous Anónimo said...

liebe ines,
hoffe, dass wir uns bald in deutschland sehen. vielleicht bist du ja sogar schneller in berlin als ich in stuttgart? du bist jederzeit herzlich willkommen!
alles gute e ate logo,
sua amiga
kathrin com bracos abertos

 
At 10:48 da manhã, fevereiro 01, 2006, Anonymous Anónimo said...

Entao muito boa viagem pra todas, que se divirtam muito!
Olhem n se esqueçam de mim...eu anda quero la ir ter com vocês, ok?

1 beijo muito grande!!!

:))))))

 
At 1:53 da tarde, fevereiro 01, 2006, Blogger gonn1000 said...

Boa sorte, enjoy the ride ;)
Auf Wiedersehen!

 
At 8:55 da tarde, fevereiro 01, 2006, Blogger AFG said...

Bem, falto eu! Que me despeço depois de partires. E recuso as despedidas. Beijinhos e uma palavra: motivação.

 
At 3:42 da tarde, fevereiro 02, 2006, Blogger Inês said...

olá a todos, Naulila o grupo cá te espera:) e a todos os outros, um grande grande beijinho de mim!

 

Enviar um comentário

<< Home